CITA COOPERATIVA INTERMODAL DE TRANSPORTES AUTÔNOMOS

Treinamento

Investimento em Treinamento

CITA investe em TreinamentoUm dos principais pilares de sustentação da CITA ao longo desses anos foi o investimento em treinamento de pessoas e em gerenciamento de mudanças. Seja dos funcionários que trabalham na administração, seja para motoristas e monitores.

Todos os motoristas contratados pela CITA passam por vários treinamentos de indução, antes de iniciar a operação. No mínimo eles passam vinte dias em treinamento. Tomando conhecimento tanto no aspecto prático, quanto do teórico. Após esses treinamentos, realizados tanto nas dependências da CITA, como nas da RAÍZEN, todos são avaliados pelo motorista monitor, e após pelo chefe da filial para checar se estão em condições de atuação.

A diretoria da Cooperativa ainda conta com o apoio de importantes instituições que agregam valor aos treinamentos exigidos para que se obtenha uma excelência na prestação de serviços.

Entre elas estão o programa do SEST/SENAT (ver texto abaixo), o grupo teatral TEATROEMPRESA, e FB CONSULTORIA que disponibiliza importantes conteúdos psicopedagógicos.

É graças às horas de treinamento realizado pela Cooperativa com os motoristas e monitores, que foi possível, há alguns anos, a prática de um novo modelo implantado, denominado de Descarga Desassistida. Com ela o motorista carrega o veículo na base da companhia e se dirige até o cliente (posto de combustível). Há dois casos, um deles o que ocorre em um posto 24 horas. Mesmo havendo o responsável pelo estabelecimento no local, o procedimento ocorre sem nenhum gerenciamento, ou seja, o motorista chega ao local, realiza a operação de isolamento de área, garantindo a segurança, e efetua a descarga.

Em outro modelo, há o posto de serviço conveniado que fecha às 22 horas, nesse caso, o motorista se destina ao local, realiza os procedimentos de segurança, abre o posto, descarrega os produtos e o fecha, em total segurança. Nos dois casos não há nenhuma interferência do frentista ou de outro funcionário do posto de combustível.

"O grande desafio hoje é o ser humano. O motorista. Nós temos um grande problema, pois as pessoas vêm com seus vícios, derivado de outras atribuições no transporte. Fazer com que esse motorista execute de forma segura, o exercício de transporte de combustível, há certa dificuldade de adaptação. Por isso temos esse trabalho árduo em relação à área de Segurança. Sempre estamos acompanhando de perto estes motoristas através de acompanhamentos sem conhecimento (fiscalização), para que por meio dos treinamentos, a segurança desses caminhoneiros seja garantida”, enfatiza o setor de segurança da CITA.

Parceria com Sest/Senat

Parceria com Sest/SenatSempre preocupada com a formação e treinamento de seus motoristas/colaboradores, a CITA tomou a iniciativa de procurar o Sest/Senat (Serviço Nacional de Assistência ao Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), para que a entidade ministrasse curso na área de Direção Segura e Econômica a todos os seus motoristas/colaboradores.

Dessa forma, periodicamente, todos participam de um curso teórico/prático, quando monitores do Sest/Senat se deslocam à sede ou a uma das filiais da empresa (Cubatão, Barueri, Guarulhos).

Nessas ocasiões, conceitos como a prevenção de acidentes, economia de combustível e suas variações, entre outros, são amplamente discutidos em sala de aula, para serem vivenciados, em seguida, em possíveis situações que ocorrem no dia-a-dia, no trânsito de grandes cidades.

Destaques

CITA inova com Simulador de Descarga. Saiba mais...

Diretoria

  • Presidente:
    Paulo Sérgio dos Santos
  • Secretário:
    Clovis Mota
  • Tesoureiro:
    José Antônio Choca
CITA Cooperativa - © 2010 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: F2 Webdesigner